sábado, 11 de julho de 2009

Dia 05 - FIRENZE: A cidade da arte

Buongiorno,

Primeiramente gostaria de destacar novamente o albergue em que estou! Formidavel! Bem seguro, tranquilo, parece mais uma colonia de ferias do que qualquer coisa. Ha varios e varios quartos e o pessoal que se hospeda aqui vai desde 17, 18 anos até familia! Tem um refeitorio que lembra cantina de escola, um belo jardim, a recepçao e os corredores sao todos com pinturas, escritos... tem varios computadores, maquina de refrigerante, agua, frutas e tudo a preço de custo. Ontem por exemplo peguei uma agua por 0.60 cents de euro. Na rua ta me média 1.80!

Bom, quanto ao meu dia de ontem, ele teve altos e baixos. Continuo irritado com o fato de nao poder tirar fotos em capelas, igrejas, etc. Em museu eu até entendo. Daqui a pouco vao proibir fotos externas! Se voce vier a Firenze e esquecer a camera, nao se preocupe! rsrs Mesmo assim consegui tirar fotos otimas do que era permitido!


Visitei 03 museus ontem. Firenze é a terra dos museus. Diferentemente de Roma, onde encontra-se muitos monumentos, praças, ruinas, etc, em Firenze todas as obras de arte e as grandes atraçoes estao nos museus.

Comecei meu dia indo para ver o tal do Palazio Vechio. No meio do caminho parei na Piazza de la Republica para tirar umas fotos, enviar uns postais e comprar um band-aid para as bolhas dos meus pés. bendita a hora que fui fazer isso... segundos depois de sair da farmacia a bolha do meu pé estourou. Ali mesmo tirei o tenis e coloquei o band-aid. rsrs E segui manquitolando... rsrs
Passei por uma igreja que descobri no meio do caminho" Chiesa di Orsanmichele e cheguei a Piazza de la Signora onde esta o Palazzio Vechio e a Galleria degli Ufizzi (o museu mais famoso do Renascimento). O Palazio Vechio é incrivel, num estilo meio medieval, meio renascentista! Nesse pude entrar e tirar fotos. Depois, antes de encarar as quase 2h de fila para entrar na Galeria degli Uffizi, fui ver a famosa Ponte Vecchio. A ponte tem seu charme, por ter varias casinhas ao seu percurso. Essas casinhas soa na verdade joalherias. Os Medici que ao ficarem incomodados com os acougues que ali estavam e jogavam carne no Rio Arno, resolveram tira-los de la e mandaram instalar joalherias ao seu redor. A Ponte Vecchio foi a unica que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Saindo da Ponte Vecchio fiquei por quase 2h na fila da Galeria degli Uffizi. Infelizmente nao pude tirar fotos la dentro, mas ficarao na minha memoria as mais famosas (e outras nem tanto) pinturas e esculturas de Giotto, Michelangelo, Canavaggio, Botticelli, etc. Fiquei até exausto de tanta arte na minha frente. Desde o Vaticano que venho numa profunda inserçao na arte ocidental! rsrs

Ja eram 4h da tarde quando fui almoçar num Ristorante de uma brasileira. Como tem brasileiro aqui, tanto como turista, quanto como trabalhador. Os italianos em geral, nao possuem preconceito com brasileiros. Na verdade, o que reparo é que eles tratam com indiferença... para eles brasileiro nao possuei muita importancia por aqui. Nos é que achamos que somos primos dos italianos, que eles nos devem muito por termos acolhido milhares deles durante a primeira e segunda guerra. Eles nao concordam muito com isso... rsrs

Depois do almoço fui visitar a Igreja de Santa Croce (ou santa Cruz), onde o maior atrativo era o belo jardim e o simples fato de que Michelangelo, Galileo Galilei, Leonardo da Vinci e Dante Alighieri estarem enterrados ali. So isso! rsrs Alias como os Fiorentinos cultuam o Dante Alighieri!
Por fim, atravessei a Ponte Vecchio, vi milhares de mulheres maravilhadas com a quantidade de ouro e pedras preciosas brilhando nas vitrines rsrs e segui para o Palazzio Pitti. Os Medici construiram esse Palazzio para se mudarem do Vechio para la. Como ja estava exausto de museus, passei rapidamente por uma galeria somente e fui ao Giardino Boboli (ou jardim Boboli). Encantador! Como ja estava esperando o lugar é fantastico, um tipico jardim daqueles que se ve em filmes, em pinturas de grandes nobres da Idade Moderna. Subi até o ponto mais alto e de la tive uma vista privilegiadissima de Firenze. Fiz otimas fotos, coloquei algumas no Flickr, clicando aqui.
As fotos do meu primeiro dia em Firenze estao aqui.

De la, ja ao por do sol, voltei para o albergue, numa caminhada de quase 40 minutos! Mas cheguei a tempo de pegar a Massa que servem todo dia gratuitamente! hehehe


Abraços!

2 comentários:

FH disse...

Espetacular a Catedral Santa Maria dei Fiori! Estilo gótico dá até medo, mas é muito bonito na riqueza de detalhes.

Continue tirando fotos das ruas estreitas. Muito bom!

Lindo o Palazzio Vecchio. Parece um castelo! Nesse você pintou e bordou lá dentro, hein. Boas fotos!

Poxa vida, você esteve no local onde foi enterrado Galileu Galilei!!! Ele não merecia ser enterrado numa igreja..rsrs.

Maldita bolha no pé. É isso aí. Não cansa, não. Boa viagem para Milão. Que pena que não está tendo um jogo do Calcio. Abraço.

Paulo/Cris disse...

E aí Glaucão?! É muito conhecimento de História em curto espaço de tempo, não é? Estamos gostando muito das obras de arte, e também do documentarista!!!rs, rs! Aqui podemos claramente fazer este passeio junto c/vc mediante s/narração, parabéns!!
Bjs, até as fotos de Pisa!
Boa viagem p/milão!!!