terça-feira, 7 de julho de 2009

Dia 02 - ROMA: a capital do mundo

Exatamente isso: Roma é a capital do mundo, definitivamente! O que tem de turista aqui é brincadeira. a Lingua que menos ouço é o italiano. Tem muita gente da Alemanha, alguns russos, ingleses, americanos, espanhois, poucos franceses e alguns brasileiros. Alias em quase todos os grandes monumentos voce pode comprar um audioguia, que nada mais é do que um radinho que vai te contanto cada detalhe do lugar e voce vai andando com ele. Tem em todos os idiomas possiveis, menos no Portugues, claro! Tamanha a importancia que nossa lingua tem no mundo! rsrs

Bom, ontem (07/07) fiz uma visita magica por Roma. Conseguiu superar o primeiro dia. Andei pelo lado leste de Roma, por onde Roma começou, onde estao igrejas renascentistas, fontes magnificas e monumentos maravilhosos. Isso tudo aliado as inumeras ruazinhas, vielas, becos que descobri pelo caminho. Alias ontem foi um dia de descobrimento, pois varias vezes estive perdido, cortei caminho, descobri uma viela que dava acesso a onde eu queria chegar e assim fui descobrindo uma Roma menos turistica!
Comecei em direçao ao Rio Trevere que corta Roma ao meio, separando de um lado toda a cidade e de outro o Vaticano, que alias para onde vou daqui a pouco! No caminho encontrei o Teatro Marcelo, com suas colunas romanas e cheguei a Ponte Fabrizio, que tantos falam. Sinceramente nao achei nada demais, mas deu para tirar boas fotos do rio. Do outro lado, passei pela igreja de Sao Bartolomeu ate chegar na Ponte Sisto. De la, me perdi varias vezes e resolvi mudar um pouco meu roteiro, indo para o chamado Campo dei Fiori ao invés da Piazza Navona. E para minha surpresa, que lugar encantador! Estava acontecendo uma tipica feira no meio desse espaço. Pude provar o Fragola, morango em italiano. Uma delicia! La tinham varias velhinhas vendendo verduras e legumes, italianos bigodudos vendendo cereais, carne, queijos, etc., senhores alinhados com seus ternos creme, chapéu na cabeça e charuto na boca.... A cara da Italia!
De la fui para a Piazza Navona. Um lugar que mais impressiona pelos predios laterais e pelos monumentos no centro da praça. E voces conseguem descobrir de que pais é essa bandeira aqui na foto?
Me desculpem os patriotas, mas era a ultima coisa que eu queria ver por aqui. rsrs E que aqui, nesse humilde préedio que fica a embaixada brasileira.

Do lado fica uma igreja que nao constava no mapa, mas que resolvi entrar. Voces sabem que eu sou aficcionado por igrejas, nao peo seu carater religioso, mas sim porque as igrejas dizem muito a respeito da historia de um lugar e aqui na Italia possuem inumeras obras de arte. E foi justamente isso que encontrei na igreja de Sant'Agnese in Agore, uma pintura na cupula da igreja de deixar qualquer caboclo de queixo caido! rsrs Fiquei alguns minutos olhando para cima feito bobo!

De la passei pelo Palazzo Madonna, me perdi mais uma vez e cheguei ao Pantheon. Fiquei abismado pelo tamanho da construçao, ainda mais sabendo que a cupula do teto foi feita em uma so pedra. Aqui sao encontradas as maiores portas de bronze do mundo. O Pantheon foi um tempo romano para todos os deuses e depois foi transformado em templo cristao. Voce se sente minusculo dentro dele.

De la, caminhado pelas ruzianhas tortas de Roma cheguei a igreja de San Inazio di Loyola, que possui como destaque principal as pinturas de Caravaggio no teto.

Passei também pelo tempo dedicado a Adriano, imperador Romano, que hoje abriga um museu e cheguei ao Palazzo Chigi e Montecitorio, onde pude observar o trabalho de um paparazzi... como sao chatos! rsrs

Depois disso, me encaminhei para o grande momento do dia: a Fontana di Trevi! Cheguei pela lateral dela, e quando pude ve-la me arrepiei pela segunda vez nessa viagem!! Pode nao ser a maior fonte de Roma, pode ter ficado famosa so por causa do filme La Dolce Vita, mas é espetacular!! Sua agua azul e suas esculturas tornam ela um monumento impar em Roma. Tinha tanta gente, mas tanta gente que foi dificil tirar foto por la. Mas consegui chegar até a borda, sentar, passar a mao na agua da fonte c claro jogar uma moedinha. Dizem que ao jogar uma moedinha, voce garante a sua volta para Roma! rsrs Depois ainda pude tomar um Galatti aos pés da Fontana di Trevi!
De la sai para a Piazza del Popolo, mas antes passei pela Basilica dei San Ambrogio e Carlo. que mais uma vez me impressionou a quantidade de obras de arte la encontradas. Detalhe para a grandiosa pintura no teto!

Na Piazza del Popolo pude ver, além de mais um obelisco central, duas igrejas identicas, sendo que uma estava em reforma. Da piazza subi algumas escadas e cheguei ao Poncio, um imenso jardim que possui uma vista panoramica muito legal. La parei para manggiare e descansar meus pés um pouco! rsrs

De la fui para Piazza Spagna e subi a famosa escadaria da Santissima Trindade dos Montes, com alguns muitos degraus! rsrs Mas e la de cima pude ter uma outra vista prinvilegiada de Roma! La em cima fica a igreja de San Isidoro, que possui uma representaçao da Pieta, feita por outro artista.

Por fim, terminei meu passeio pela Via Veneto, famosa pelos seus cafés.

Agora, vou tomar um cafée rapido aqui e partir para o Vaticano! Amanha devo publicar as fotos pela noite (daqui) pois vou pegar o trem para Firenze pela manha! Curtam as fotos clicando aqui. Infelizmente tive que apagar o primeiro album, por questoes de espaço do Flickr!

abraços

3 comentários:

naiara disse...

glauccooo!
essa foi a sessao de fotos mais bonita q eu achei..nossa é lindo demaissss!!!
to impressionadaa!
vc ta bem aiii!!ahhaha

beeeijooo grande!

Unknown disse...

Que coisa linda Glauco. Curta bastante sua viagem e encha nossos olhos com essas fotos maravilhosas.
Beijos da Tia Sandra

FH disse...

Espetacular! Lindas as fotos do Pantheon! Muito legal as fotos que você está conseguindo tirar das ruazinhas (tem uma que dá medo)e também as panorâmicas. Parabéns pelo desempenho!