quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dia 03 - VATICANO

Fala pessoal,
Hoje estive no centro da fé crista, na casa do santissimo padre, no menor Estado do mundo.... hoje estive no Vaticano!
Vale a visita de qualquer um, sendo catolico, evangelico, muçulmano ou mesmo ateu, porque o Vaticano é mais do que um espaço da Igreja Catolica, e sim um grande centro onde esta a historia do ocidente de mais de 1000 anos. La se encontram as maiores obras de arte e as maiores expressoes da fé que moveu milhares de pessoas, poderosas ou nao, ao longo de todo esse tempo. E magnifico ver todas aquelas peças, esculturas, afrescos... chega a arrepiar ao entrar na Basilica de Sao Pedro, ou ver aquelas estatuas enormes, ou ao entrar na Capela Sistina...

Peguei o metro dessa vez, pois ja sairam 2 bolhas no meu pé! rsrs O metro de Roma é bem simples, tem apenas 2 linhas, mas é o suficiente. Vendo pelo mapa, acredito que nao tem como ter mais linhas, pois o centro da Roma Antiga nao suportaria passar metro por debaixo, ja que como todos sabem, as construçoes romanas eram gradiosas para cima e para baixo da terra.
As estaçoes sao sujas e pixadas, mas o trem é novinho, limpo, rapido e mais moderno que os de Sampa, claro!

Cheguei a estaçao que da acesso ao Vaticano, andei por algumas ruas e dei de cara com a enorme Basilica de Sao Pedro. E de longe a maior que ja vi. Deve ser do mesmo tamanho que a de Aparecida, em relaçao a altura, mas ela possui mais area lateral e claro muito, mas muito mais objetos, estatuas, afrescos, pinturas, etc. E tem um pequeno detalhe: a Basilica de Sao Pedro esta em Roma e nao naquela porcaria de cidade que é Aparecida! rsrsrs

Para voces terem ideia da grandiosidade que é a Basilica, nao so de tamanho, mas também de conteudo historico, levei quase 1 hora para dar uma volta completa por dentro dela, tirando fotos, observando e vivendo cada minuto ali dentro. No fim, ainda tive uma grata surpresa, que quase nao passei: ali estava uma das obras de arte mais famosas no mundo, a Pieta!
Agora, sentem em suas cadeiras que tenho algo a contar de muito estranho que aconteceu comigo! Quando estava me encaminhando para o Museu do Vaticano, passei por uma daquelas estatuas que tem agua benta, para voce passar a mao e se benzer. Pois bem, o feliz aqui tirou o escapulario que ganhei dos meus pais e passei na agua benta. Quando peguei nas imagens dele para colocar de volta, eis que elas estavam fervendo de quente!!! Chegou até a queimar meus dedos! Na hora gelei, devo ter ficado branco de susto... todo aquele cenario misterioso do Vaticano e me acontece isso é de gelar a alma! Nao vou nem dormir hoje à noite tentando entender o que houve!

Bom, depois desse susto, fui ao museu de reliquias do Vaticano. Antes passei pelo caminho da Sacristia, onde tem uma enorme estatua de Pedro, o primeiro papa e uma pedra com a lista de todos os papas da Igreja Catolica, de Pedro a Joao Paulo II (Bento XVI nao consta porque ainda nao morreu). Pena que no museu nao podia tirar fotos, pois ali tinha varios objetos de ouro, pedras preciosas, cruzes gigantescas, ornamentos, roupas, aneis, etc. Agora sei para onde foram os dizimos dos ultimos mil anos! rsrsrs
De la parei no correio para mandar uns postais e fui almoçar! Depois do almoço fui ver o Castelo Sant'Angelo que fica proximo ao Vaticano, e no caminho avistei mais um embaixada brasileira! Dessa vez a embaixada junto à Santa Sé.
De volta fui ao conjunto de Museus do Vaticano e a Capela Sisistina que fica ali dentro. Fantastico! Existem uns 10 museus, passei por 6, incluindo a Capela Sistina. Tem até museu egipcio la dentro, um mais bonito que o outro. A decepçao ficou por conta da propria Capela Sistina. Nao por ela, pois realmente é magnifica... grande, repleta de pinturas de Michelangelo, com as conhecidas aqui abaixo. Porém apos quase 1 hora subindoe descendo escadas, passando por 6 museus, o minimo que se esparava era de poder tirar fotos na Capela Sistina. Poréem ao chegar la, os guardinhas ficavam berrando com se ingleis macarronico: "No photos, no pictures, thank you!" Claro, que eu dei um jeito e bati algumas fotos, sem flash infelizmente!
E de la, voltei pra casa! Cansado, mas contente por ter visitado quase 30% a mais de lugares que tinha planejado, de acordo com algumas contas de fiz! rsrsrs

Roma é espetacular, uma cidade e tanto! Cosmopolita e ao mesmo tempo historica, possuindo desde a Idade Antiga até os dias de hoje! Por ali passarm as pessoas mais importantes de Roma, da Idade Média, Moderna e também Contemporanea! Quero ver agora a Januaria me dar nota baixa de Historia Antiga!! Quero ver... rsrsrs

Os romanos sao um caso a ser estudado, tanto homens como mulheres! rsrs Berram ao celular, falam alto mesmo, com todos os gestos possiveis e imaginaveis, se vestem bem, sabem ser educados e estupidos ao mesmo tempo, dirigem feito loucos num transito caotico, mas que flui muito bem, diferente de SP. Os cafés, bares, ruazinhas, mercatos, feiras sao um espetaculo a parte. O romano consegue aliar a organizaçao e disciplina do europeu com a desorganizaçao e alegria do povo latino, tudo isso tendo sua personalidade unica, forte e inconfundivel.

Muitos me disseram que os italianos soa maleducados... digo que nao! Eles possuem personalidade forte sim, falam alto e rispido, mas é a maneira deles. Temos que entender a cultura do outro... nem todos sorriem como bobos, como nos brasileiros. Eles falam alto nao para brigar, mas sim para se impor numa conversa! Quantas conversas como essa eu vi pelas ruas de Roma e que no final terminou em tapinha nas costas ou beijinho no rosto! rsrs

Outros me falaram que na Italia se come mal... digo que nao procuraram direito. Ontem por exemplo, achei um lugar que serve primi pratti, secondi pratti e salada por 8,90 euros!!!! E a comida é muito boa!
Bom, Roma vai deixar saudades.... amanha pela manha parto para uma nova cidade: Firenze (ou Florença em portugues). Continuem me acompanhando por aqui.

PS.: por problema tecnicos postarei as fotos amanha!
abraços

7 comentários:

Mayla disse...

capela sistina...chorei de novo *-*

FH disse...

Já está até inventando história! E claro, tava demorando pra falar mal do Brasil. Mas eu assino embaixo! rsrs. Ainda mais se é pra falar bem dos italianos.

Uma pena proibirem as fotos, mas mesmo as que você tirou ficaram boas. A da Pietà acho que não ficaria tão boa se você usasse o flash.

Bom, agora que você já conheceu o Vaticano darei continuidade ao meu plano para explodí-lo! rsrs

Júlia =) disse...

Meu Deus, eu viajo junto com vc lendo suas aventuras pela Italia, fico imagindo... Mas eu adoroo isso... Qro ver as fotos agoraa!!!
auhauahuhuh

Beijosss

PAULO&CRIS disse...

Glaucão, estamos surpreendidos e maravilhados c/tanta beleza!Cada foto q vc manda é mais linda que a outra! Acreditamos q vc passou dias maravilhosos em Roma e temos certeza que vc vai ter muitas boas suspresas pela frente, não deixe nenhum detalhe passar dispercebido.Curta a cada momento!!
Boa viagem p/Florenza.
Bjs, saudades!!

Sandra disse...

Eu aqui me pergunto no que você é melhor. Fotógrafo, observador, viajante ou esse cara sensível e lindo. Beijos. Tia Sandra

Dannyel Romero Prado Leite disse...

Cara que sensacional!!!! Sensacional!!! A capela Sistina deve ser realmente maravilhosa, vc deve estar respirando arte o tempo todo por ae, a grande arte desse pessoal pouco fantastico como o Michelangelo....muito legal cara, belas fotos, até essas duas que vc tirou sem o flash preservam o mistério q existe em torno das obras desse cara...demais

Gabriel Vellutini disse...

mto loca sua viagem e seus causos mas tenho q admitidir q ri d+ com a história da estátua q jorra "água benta" caro amigo vc deve saber q pedra e metais em geral esquentam sob contato intenso sob a luz do sol entaum a água q passa por dentro das estátuas fica naturalmente quente por isso vc se ferrou. Mas no mais t vejo dia 3 na facul
abraços glauquinho