terça-feira, 7 de julho de 2009

Dia 01 - ROMA: Descobrindo Roma

Fala pessoal,

Nao consegui postar hoje cedo, pois os PCs estavam ocupados, mas agora vai sobre meu primeiro dia de descobrimento de Roma. Ontem (06/07), foi magnifico!! Andei muito, mas muito mesmo, estou com meus pés ardendo em chamas, com uma bolha e um calo! rsrs Hoje, acabei de chegar de mais um tour pro Roma e acho que deixei meus pés na Fonta di Trevi! rsrs

Bom, ontem, acordei bem cedo, tomei um café reforçado no albergue e fui caminhar. Primeiro tirei algumas fotos dos monumentos que voces viram de noite e depois fiz com uma boa caminhada até a igreja de Santa Maria Maggiore. No caminho pude conhecer Roma por ela mesma, atravessando algumas ruazinhas, vendo cenas do cotidiano, etc.
Esta igreja é muito bonita, com dezenas de imagens, afrescos e o teto todo coberto de ouro! Aqui tive um problema tecnico, a bateria da minha camera acabou e tive que usar meu bom e velho celular. As fotos internas ficaram com uma qualidade inferior, mas deu para registrar.Depois fui direto para a igreja San Pietro in Vincoli, onde estao as supostas algemas que teriam aprisionado Pedro. La tinha uma escultura de Moisés esculpida por Michelangelo.

Esta igreja era num alto de uma colina e no meio de varios becos e ruazinhas. Quando sai dela, nao fazia a menor noçao de como eu chegaria no monumento maior do meu roteiro de ontem: o Coliseu. Pois bem, segui o passo 01 de qualquer viajante perdido: siga o fluxo! E la fui, olhando para as placas, para o mapa e quando levantei a cabeça, na minha frente estava o Coliseu!! Me arrepiei quando o vi ao vivo e a cores! Ele é amior do que eu imaginava, e é incrivelmente espetacular! Claro que paguei as entradas e fui dar umas voltinhas por dentro dele. O ingresso ainda dava direito a visitar os arcos romanos, a casa do Augusto (imperador romano), e as ruinas dos tempos e do forum romano. Foram varias horas rodando, andando e vendo cada detalhe. Fiquei exausto depois de tudo isso, mas valeu a pena!
Depois, ao sair, fui seguindo um grupo de turistas alemaes e acabei encontrando o que chamam de Campidglio, uma espécie de praça com alguns monumentos. Do lado dela esta a igreja de Santa Maria d'Aracoeli, uma igreja bem antiga, muito bonita e com dezenas de papas, condes, duques enterrados embaixo da igreja. Por onde voce pisa no chao da igreja, voce ve uma inscriçao que ali esta enterrado fulano de tal.
De la consegui o acesso por cima do monumento a Vittorio Emanuelle II. Esse foi o cara por aqui! E impressionante como tem monumento, rua, casa com o nome dele... tudo se chama Vittorio Emanuelle II. Como eu nao fazia a menor noçao de quem ele foi, peguei o prospecto na entrada no monumento e tentei arranhar meu italiano! rsrs Ele foi o rei da Italia responsavel pela unificaçao.
De la de cima, pude ter uma das melhores vistas panoramicas de Roma e pude constatar que tudo aqui é muito proximo, apesar da gradiosidade de Roma.
Depois disso tudo, nao consegui mais andar e a bateria do meu celular se foi também! rsrs Comprei um refri, sentei na Piazza Venezia e ali fiquei por uns 30 minutos, atée deitei de tanto cansaço! rsrs Na volta ainda pude provar o famoso Gelatti (sorvete). Pedi um de amora e framboesa. De tudo que tomei (agua, refri, suco) nada, repito NADA, foi mais refrescante que o Gelatti. A fama dele é verdadeira, pois é muito bom!

Ainda pela noite, pude dar um de guia e indicar para umas italianas aonde ficava a Via Nazzionale. Alias o que tem de italiano que esta visitanto Roma pela primeira vez é brincadeira! Depois disso, presenciei uma quase batida de carro, onde um dos motoristas, ergueu o braço e berrou em alto e bom tom: "La preferenzia é mia, stupido!!!", uma cena imperdivel! rsrs O transito de Roma ée de longe o mais caotico que ja vi. mas é um caotico que funciona, os carros se entendem com as lambretas, com os pedestres, camionetas, bicicletas e tudo o mais que vier pela frente! rsrs Ontem também pude comer um capelleti com apenas 5 euros... e nao era um pratinho nao, era aquele pratao de satisfazer qualquer um!

Bom, vou ficando por aqui... nao esqueçam de ver as fotos, clicando aqui. Nelas voces poderao ver com mais detalhes como foi meu dia, porque aqui tentei ser bem breve!

abraços

4 comentários:

naiara disse...

Glaucoo,
pelo jeito o trem ta bom ai hein?
hahaha.Lindo o coliseu, lindo!Coloca fotos dele no Flickr!
Que vergonha hein, meu caro um estudante de Historia nao saber quem foi Vittorio Emanuelle II, o cara da unificaçao Italiana..haha
Cuuurte bastante aiiii!

saudadeee beeeijo!

Mayla disse...

Chorei agora XD Lindo lindo lindoooo

FH disse...

Grande Glauco, o Rei de Roma! Bacana as fotos das igrejas. E olha que eu nem sou muito chegado..rsrs.

As da Piazza de la Republica, do Coliseu e as fotos com a vista aérea da cidade ficaram espetaculares!

Roma deve ser um negócio ímpar. Consegue aliar construções gigantescas e ruelas estreitas e parece não ser uma cidade muito vertical, preservando o visual histórico. Lindo mesmo! Belas fotos, continue assim.

Será que o Coliseu é maior que o Monumental Martins Pereira? rsrs.

c disse...

Maquê! Filho mio, o que é isto, Cáspita? Que lugar MARAVILHOOOOOSO!!!!!!!!!!!Eu posso imaginar o quanto vc tá adorando e curtindo tudo isso!Parabéns! Vc merece!! Glauco, cuida desse pé, meu filho, para ele te levar a muitos outros lugares! Vê se descola por aí um Band-aid, ha, ha!
Beijão p/vc, DEUS te acompanhe por todo o seu roteiro de viagem!!