sábado, 17 de janeiro de 2009

Buenos Aires - Comentários e Observações

Caros amigos e amigas,

Como prometido, posto aqui no Rotas & Rumos minhas obsevações sobre a Argentina e sobre Buenos Aires, afinal este é um blog de viagem e estava faltando algumas informações a mais desta viagem. Vamos lá:

A CIDADE

Buenos Aires se parece muito com São Paulo em termos de arquitetura e trânsito. Andando pelo centro histórico, às vezes você tem a impressão de estar na região central da capital paulistana, ali no Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, etc. A diferença é que eles possuem avenidas muito largas, onde a vazão de veículos é muito maior. Enquanto os paulistanos se gabam com a 23 de Maio com suas 3 faixas, os argentinos possuem a 9 de Julho com suas 6 faixas de cada lado.
Muitos bordéis são encontrados pela capital portenha, praticamente um em cada quarteirão. Os telefones públicos são lotados de papeizinhos de garotas de programa.
As ruas são bem limpas, porém há uma certa "tradição" de jogar papel picado das janelas dos edifícios de escritórios, principalmente no fim de ano. Então caminhando na rua, você encontra extratos de banco, documentos rasgados, etc.
Há bairros mais afastados como Palermo e San Isidro que são de alto-padrão. As casas são verdadeiras mansões, com jardins imensos, algumas até com bosques e muitas boutiques de marca. Nada além do Jardins em São Paulo.
A cidade possui muitos parques, não tão bonitos na minha opinião. Eles são grandes, mas não passam de praças grandes. O gramado e as plantas não são tão bem cuidadas como em algumas cidades no Brasil, como Curitiba, por exemplo. Nós temos uma visão de paisagismo melhor que a deles. Nos dias ensolarados, a galera vai aos parques e tomam sol de biquini!! Uma beleza! rsrs

TRÂNSITO

O trânsito é meio caótico! Nos dias de Ano Novo, ninguém conseguia andar na cidade. Mesmo as ruas e avenidas sendo largas, elas possuem 2 ou 3 faixas somente e você que se vire nelas. Apesar da aparência caótica não vi uma batida. O sistema de ônibus parece ser razoável, porém os veículos são bem velhos e sujos. O táxi é muito barato e por isso muito gente prefere utilizá-lo para pequenas distâncias do que o busão. Os taxistas já não são tão bons quanto o preço. Existem muitos picaretas e principalmente nos dias de Ano Novo, muitos cobravam qualquer valor, sem medir no taxímetro. Quando eles percebem que você não sabe o caminho, dão voltas e mais voltas para que a viagem custe mais cara. O metrô (ou subte) é muito bom. Cobre quase toda Buenos Aires e custa menos de um Peso.

PESSOAS

Os Argentinos, ou melhor os Porteños (nascidos em Buenos Aires), são mais reservados do que os brasileiros. Isso já era de se esperar! rsrs Eles são pessoas simpáticas até o momento que não seja mais do interesse deles serem simpáticos. A grande maioria não possui muita paciência para explicar direções, locais ou alguma frase que você não entendeu. Na verdade, há um certo preconceito contra brasileiros enrustido em cada argentino, porém este preconceito não os levam a maltratar ninguém. Claro, toda regra há sua excessão... conheci argentinos bacanas, pacientes e sem preconceito também!
As argentinas são muito bonitas e elegantes. Parecem que saíram todas da mesma forma, pois a grande maioria possui cabelo liso ou ondulado, castanho, a pele clara, olhos verdes ou azuis e nariz característico. O nariz não é grande, mas é bem caracterísco! rsrs Todas se vestem muito bem, sejam jovens ou mais velhas.
Os argentinos eu não observei! rsrs
O povo, em geral, vive num clima de desânimo quanto ao país. Os mais velhos, ao som do tango, vivem em eterna nostalgia de um tempo de Evita onde a Argentina aspirava a uma grande potência, lutava contra a Inglaterra e se impunha na América do Sul. Os mais novos buscam sair do país para estudar fora e quem sabe até fazer carreira por lá, principalmente para Espanha e EUA. Eles não estão muito preocupados com o futuro do país, pois muitos já largaram mão de que haverá melhoria. Por parte, é cabível esse desânimo: eles estão há mais de 20 anos com governos corruptos e que em nada melhoraram a economia e qualidade de vida do país.
Uma outra coisa que notei é a quantidade de Bolivianos e Paraguaios nas ruas portenhas. Muitos trabalham informalmente vendendo lembrancinhas para turistas nos calçadões de Buenos Aires. Como a vida nesses países é mais difícil, muitos deles tentam a vida na Argentina.
Outro ponto que notei: há alguns mendigos nas ruas, como aqui. Porém nenhum deles fica pedindo dinheiro. Não vi nenhum pedinte. O guia me explicou que muitos deles, de dia, ficam nas ruas catando papelão e latas para vender às cooperativas do governo que pagam muito bem. A noite eles vão para os abrigos tomarem a famosa sopa e dormirem. isso sim que é dignidade!

BRASIL X ARGENTINA

Hoje a rivalidade está muito mais no futebol do que em outros campos. Eles gostam muito de dizer que o Maradona é "o maior e melhor jogador de futebol do mundo" para os brasileiros, mas é difícil algum argentino dizer que a Seleção deles é melhor do que a nossa. Muitos também estão desanimados quanto à Seleção do país, que desde Maradona não ganha nada! Outros esportes têm surgido no país como o Rugby e o Pólo, por exemplo. E nisso eles são muito bons. Porém estes esportes ainda não são muito populares.
Em relação a outros pontos, os argentinos mais velhos teimam em dar o braço a torcer e dizer que o Brasil, hoje, está em situação melhor economicamente e de influência na América do Sul e no mundo. Os mais jovens, já pensam diferente e muitos, inclusive, pensam em vir p/ o Brasil.
O engraçado é que eles não incluem em lugar nenhum o Brasil na América Latina. Nem nas TVs, nem nos jornais e nem nas conversas. Para eles a América Latina é composta somente pelos países que falam língua espanhola. Bom, vendo por este lado, eles são a "potência" da América Latina, junto com o México e agora o Chile! rsrs

CULTURA

A cultura argentina é muito bonita. Muitos dizem que se assemelham à européia, mas eu contesto. Ela possui mais traços da cultura européia do que a nossa: fato! Porém ela é bem específica com seus tangos, milongas e artistas plásticos. O tango é fenomenal! Não só o ritmo, a melodia, mas a forma da dançar são um atrativo à parte. Muitos dos tangos contam partes da história da Argentina e do povo argentino, com uma forma de dançar expressiva e um ritmo que varia entre o melodrama e o frenético. A milonga veio do tango, porém tem um ritmo muito mais "caliente". Como eles mesmos dizem, a milonga é o tango dos pobres. As roupas são menos sofisticadas, mais curtas, o ritmo é mais alegre e simples e a dança é muito, mais muito mais agitada.
Os argentinos valorizam muito os artistas plásticos, principalmente pintores e artesãos. Os quadros de pintores argentinos são muito bonitos e seguem a escola clássica européia. Nisso, eu concordo que eles copiam a Europa! rs

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com certeza recomendo uma viagem à Buenos Aires! Vale a pena conhecer uma das maiores capitais das Américas e ver as inúmeras Buenos Aires que existem dentro de uma só Buenos Aires. Recomendo fazer alguns passeios como do Delta do Tigre, ou pegar o Trem que vai até algumas cidades mais distantes e bucólicas do interior da Argentina. Acredito que 3 a 4 dias seja o suficiente para conhecer os principais pontos da cidade e desfrutar de um bom café, um bom tango e de um bom bife de Chorizo! Se tiverem mais tempo, vale a pena incluir no passeio uma ida até Bariloche ou estender até Santiago, no Chile também.

Bom, é isso!

Ahora yo me voy!
Hasta la vista!

Um comentário:

Anônimo disse...

Hola señor Glauco!

Ficou muito bom seu blog! Ao que parece sua viagem foi mto legal!

Se já teve tanta coisa para falar de Buenos Aires, imagina só quando você vier para a Melhor Cidade do Universo! = D

Saudades! Bjo!