Fala galera,
Após um longo e tenebroso inverno de feriados e sem posts aqui no blog Rotas & Rumos, finalmente estou postando.
Infelizmente não tenho viagens novas para mostrar e contar um pouquinho, porém trago uma que ainda não tive a oportunidade de postar. Há 1 ano fui para o distrito de São José dos Campos (minha cidade). Aí você deve estar se perguntando: mas que graça tem visitar um distrito?
Bom, seria sem graça se ele não ficasse há 2 horas do centro de São José. Seria sem graça se ele não ficasse encrustado na Serra da Mantiqueira. Seria sem graça se ele não tivesse lindas paisagens ou não tivesse uma cultura tão peculiar. Esse distrito é São Francisco Xavier.
No meio da viagem (e que viagem longa), enfrentamos dentro de um busão curvas e mais curvas pela estrada. Foram intermináveis curvas durante as 2 longas horas de viagens. Como bem observou meu amigo FH, essa estrada deve ter o maior número de curvas por km quadrado do mundo! rsrs
Curvas a parte, a paisagem é gratificante! A estrada é dividida em 2 partes: uma que vai de São José dos Campos até Monteiro Lobato (ex-distrito de São José) e outra que vai de Monteiro Lobato até São Chico Xavier. Na segunda parte a estrada atravessa a Serra da Mantiqueira e chega a uma altura considerável, revelando verdadeiros abismos e alguns vales pelo caminho:
Chegamos em São Chico no feriado de 15 de Novembro. Ficamos na casa da minha tia. O grande poém é que a casa não tinha absolutamente nada. Essa casa ela alugava e estava vazia. Logo, tivemos que levar colchonetes, travesseiros e, principalmente, comida, muita comida. Mesmo estando em pleno Novembro, pegamos um frio de rachar! São Chico, por estar na Serra já tem o clima bem frio, mas aqueles dias foram realmente gelados. Não tivemos coragem de conhecer as famosas cachoeiras. Quer dizer, eu tive, eles é que não tiveram! rs
Na manhã do dia seguinte fomos tomar café da manhã em uma padaria que era a cara do distrito. Toda rústica e com pingas e cachaças espalhadas por todo o lado davam o seu ar da graça:
Estava acontecendo em São Francisco o Festival das 4 Estações e na noite que estávamos por lá teve um dos melhores espetáculos que já assisti. Eu, como apaixonado por música caipira, não podia ficar encantado com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira.
Aos poucos os violeiros foram chegando, alguns bem simples, outros mais sofisticados. Quando a apresentação começou, a praça encheu de gente e todo mundo ficou animado com os clássicos da música caipira:
Aí estamos nós na platéia (Dannyel animado! rs):
Bom, ainda deu para jogar uma bolinha no terceiro dia contra um "juntado" de São Francisco, expeimentar a culinária típica da região e provar o "cardo de cana" que um senhor muito simpático vendia.
Esta é uma viagem que recomendo com certeza, principalmente para quem está sem programa para um feriado. Para quem é do Vale, Sul de Minas ou São Paulo não fica muito longe e vale a pena a viagem.
Vou nessa, e deixo aqui uma imagem típica de São Francisco Xavier: os cumpadres proseando na praça!
2 comentários:
Huahuahuahuahua...essa foi boa. E vale lembrar que ganhamos o jogo contra a seleção local por 4 a 1, com dois gols seus! Também gostei da pizza quadrada! Precisamos voltar lá um dia, mas definitivamente não mais na casa da sua tia...huahuauhahua.
Essa viagem foi das melhores, o que posso falar? Visitei o verdadeiro Vale do Paraíba com tudo que ele tem de melhor, pessoas, música, comida, paisagens, cultura e fiz isso com grandes amigos....o que mais é preciso?
Postar um comentário