sábado, 12 de julho de 2008

São João de Caçapava

Olá amigos viajantes!

Esta foi uma semana empolgante. Comecei a planejar o que será a grande viagem da minha vida! Em breve poderei contar aqui no blog ROTAS & RUMOS todos os detalhes desta aventura!

Bom, estive há algumas semanas visitando a cidade vizinha à minha e conhecendo a melhor Festa Junina que já fui. Em Caçapava, aconteceu a Festa de São João de Caçapava entre os dias 24 e 29 de Junho - dia de São João e São Pedro, respectivamente.
É engraçado como procuramos lugares distantes para conhecer e não conhecemos os lugares mais próximos. Nunca esperava encontrar uma Festa Junina tão tradicional e tão bem organizada quanto a Festa de São João de Caçapava! Encontrei todos os ingredientes de uma típica Quermesse, desde as barracas típicas e a culinária caipira até o famoso pau-de-sebo.
Ao entrar na Festa, o que chama a atenção logo de cara são as inúmeras bandeirolas penduradas em um mastro central (veja foto).
Rodeando todo o espaço central da festa, estavam inúmeras barracas de entidades sociais servindo todo o variado cardápio típico deste tipo de festa. Encontrei o famoso Bolinho Caipira (típico do Vale do Paraíba), o Bolinho de Caçapava, Quentão, Vinho Quente, Pastel de farinha de milho, doces diversos, espetinhos variados, milho-verde, maçã do amor e por aí vai! Comi de tudo um pouco, afinal essa é uma parte importante de uma festa!

Ao lado do palco tinha uma grande fogueira que foi acesa no sábado e no domingo somente. Logo na frente da fogueira, tinha o pau-de-sebo com uma prenda de R$ 2 mil no topo. Estive lá na sexta e no domingo e só conseguiram pegar o prêmio quase no fim da festa no último dia. A cada tentativa o povo vibrava! O prêmio acabou saindo para um grupo que chegou a passar a mão, mas não tirar o papel do alto do pau-de-sebo, devido a quantidade de sebo nas mãos do último componente! Mas aí entrou o prefeito em ação. Como uma boa Festa Junina de interior, o Prefeito tem que estar presente. Ele concedeu o prêmio aos garotos e foi aclamado pelas quase 10 mil pessoas presentes.
Uma das coisas que mais me encantaram nesta festa, foi a preocupação e o comprometimento dos organizadores com a tradição e a cultura. Desde a decoração até a escolha dos shows foi milimetricamente escolhidos. Existia um concurso de barracas para ser escolhida e premiada a barraca mais bonita. Todas possuíam enfeites tradicionais e uma, em especial, me chamou a atenção: foi a barraca da Secretaria de Cultura onde estavam expostos trabalhos de artesãos e artistas da cidade:

Mas o melhor estava por vir. Os shows eram o ponto alto da festa. Artistas consagrados e violeiros iniciantes passavam pelo mesmo palco animando a platéia. Passaram pela Festa de São João de Caçapava cantores como o tropeiro e violeiro Zé Mira, a apresentadora e madrinha dos violeiros Inezita Barroso, o cantor Renato Teixeira e no domingo para fechar a festa o sanfoneiro mais conhecido deste país: Dominguinhos! Pude comparecer nos shows de Renato Teixeira e Dominguinhos e digo que valeu cada minuto. Poder assistir a esses shows, numa festa junina tão bonita, comendo bolinho caipira, num frio cortante realmente não tem preço!E para quem acha que para entrar nesta festa eu paguei algo absurdo está enganado. A festa era de graça! Tudo custeado pela Prefeitura de Caçapava.
Aí fica a dica, ano que vem nesta época do ano já reservem na agenda pelo menos 2 dias para conhecer a Festa de São João de Caçapava, porque vale muito a pena.

Abraços e até o próximo Rumo!

Um comentário:

Unknown disse...

Faaaala, meu rei ! Curti esse teu blog ! Qual é essa tua grande viagem ??
Pelo visto, Caçapava dá um pau na festa junina de Jacareí... hehe
Curti a foto tua com o Amácio Mazza... huauuah..mito...
Bom, já tá no Favoritos.. Abração, meu caro !