sexta-feira, 4 de julho de 2008

Coração da Serra da Mantiqueira

Como primeira viagem postada aqui no Rotas & Rumos, trago para vocês um pequeno passeio que fiz ao estilo "bate-e-volta" há mais ou menos um mês atrás.
Sempre passei por São Bento do Sapucaí quando seguia meu rumo para Paraisópolis - MG, cidade onde moram tias e primos do meu pai. Nunca tive o privilégio de ter entrado em São Bento.
São Bento fica na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais. Pela estrada que liga o Vale do Paraíba à Minas, a cidade fica em uma posição curiosa, causando confusão na grande maioria dos visitantes. Ao passar a divisa entre o Estado de SP com Minas, o viajante tem a certeza de estar entrando de vez no Estado mineiro. Porém, poucos quilômetros à frente, eis que surge outra placa informando que estamos novamente em São Paulo e mais especificamente em São Bento. No mapa fica mais claro esta particularidade.

A Estância Climática de São Bento, com seus 10.500 habitantes, faz parte do concorrido Circuito de Inverno da Mantiqueira, junto com cidades mais conhecidas pelos turistas como Campos do Jordão e Sto. Antônio do Pinhal. O clima frio da serra, faz com que a cidade seja disputada por turistas das mais diversas cidades e com os mais diversos perfis, desde o que busca descanso até o aventureiro. Aliás, este sempre foi o ponto alto de São Bento: o turismo de aventura. Por ter em seu território a Pedra do Baú, a cidade sempre foi rota de aventureiros e trilheiros de plantão. Pessoas em busca de escadalas ígremes ou apenas de uma boa caminhada em um clima agradável passaram pela Pedra. Hoje, a cidade diversificou seu turismo atraindo também pessoas interessadas na cultura, nas festas tradicionais e principalmente na culinária do município - como eu!

Minha passagem por São Bento foi rápida. Fiquei por lá apenas por algumas horas e segui viagem para a minha conhecida Paraisópolis, mas foi o suficiente para simpatizar com a cidade.
Logo de cara, encontrei um restaurante que também é um Espaço Cultural onde tinha na porta de entrada, ninguém mais do que Mazzaropi (ou uma réplica dele). Eu como legítimo fã do grande cineasta que foi Amácio Mazzaropi, não pude de tirar uma foto:

Depois, estacionamos o carro na praça principal da cidade e fomos "bater-perna". Aliás a melhor forma de conhecer um local. Era feriado de Corpus Christi e como toda cidade do interior, a tradição dos tapetes de pó de serragem não poderia faltar. O detalhe dos tapetes de São Bento é que eles realmente são enormes e quase passam pela cidade inteira. Isso faz com que toda a população participe da confecção e da procissão no final da tarde.

Fomos seguindo o tapete até chegar na Igreja Matriz de São Benedito. Excelente! Igreja toda restaurada em suas formas originais, pinturas grandiosas no teto, nas paredes e um altar digno de igreja mineira. Por alguns instantes me senti nas grandes igrejas que visitei no Rio Grande do Sul ou nas barrocas do triângulo mineiro, claro com suas devidas proporções.
Nesta hora, a fome já batia forte. Aliás, nossa passagem por São Bento foi proposital para almoçar ali. Fomos, através de indicação, para um restaurante que, com certeza, foi a grande surpresa da viagem. Em uma cidade pequena como São Bento, jamais ia esperar encontrar um restaurante tão bom e tão bem montado como o que nós fomos. Tudo foi milimetricamente pensado. Isso sem falar na comida! Com certeza uma das melhores comidas caipiras (ou caseiras como queiram) que já comi! E o esquema de pague R$ 13 e coma a vontade, com direito a sobremesa de graça, com certeza eu acabei causando prejuízo ao restaurante. Provavelmente se vocês forem lá agora o dono deve ter tirado essa promoção! rsrs Mas fica aí a dica, o restaurante se chama Taipa e fica em uma das travessas próximas à Igreja Matriz.

Bom, depois de estarmos todos neste estado lamentável
Resolvemos pegar nosso Rumo e seguir nossa Rota para Paraíso.
Mas essa é outra história...

3 comentários:

Anônimo disse...

Glauco!!

Adorei o blog!!!
Achei muito a sua cara!!!
Só não pode abandonar hein!!!
Poste mais viagens!!!

Bjãoo

Moça do Boteco disse...

Glaukera! O blog está muito legal!!
Aproveitando, venha fazer turismo no Canindé, vc mal vai acreditar na nossa culinária! hihihihihi

Bjs
Dani

Anônimo disse...

Glaaaauco!!
Adorei seu Blog!!!
Que amigo chique que eu tenho hein!!!! =)
Adorei sua namorada ai na foto tb!!! Bonita ela!!! Rsrrs
Em breve teremos + fotos ai neh!? Varias viagens previstas!!!
bjosss

Ah!! Quero ir p/ São Bento!!
rsrsrsrs