quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Buenos Aires - dia 2

Bueno, como están? Estou rasgando o espanhol aqui, ou melhor o Portunhol! rsrs Até que dei uma bela melhorada, a cada dia aprendo umas 50 palavras novas e também melhoro o sotaque! Vou voltar quase um hablante de la lengua española! rsrs

Primeiro vou colocar um curiosidade que vi ontem na rua. O Berlusconi nao está satisfeito em ser presidente na minha querida Itália, ele também quer a Argentina! Olha lá: rsrs

Bom, hoje de manha fiz o City Tour. Apesar de ser bem, mas bem voado, deu para ver e até conhecer alguns monumentos históricos da cidade. O mais legal com certeza é o bairro de "La Boca". Lá, além do estádio do Boca Juniors e de ter sido povoado por imigrantes italianos, é um lugar muito bonito (muy hermoso). Bom, mais para frente eu escrevo mais sobre ele.

A primeira parada do City Tour foi na Faculdade de Direito de Buenos Aires. Um prédio extremamente imponente com colunas romanas

Do lado está um parque que contém um novo movimento da cidade, mas que já está ficando bem famoso. Esta "flor" foi feita doada por um engenheiro inglês que viveu toda a vida em Buenos Aires em 2001. Na época a Argentina passava pela pior crise da sua história e a idéia do engenheiro era alegrar o povo com essa engenhoca. De dia ela fica aberta assim, mas a noite ela fecha!

Aqui uma estátua do General Sán Martín, tipo o Tiradentes em maior escala da Argentina. Ele foi o responsável pela libertaçao do país da Espanha. Só que diferente de Tiradentes, ele realmente queria a independência de todo o país:
Aí chegamos ao segundo ponto de parada: a praça da Casa Rosada! É alí onde a Tia Christina Kirchner trabalha, ou melhor "trabalha". Fiz um videozinho dando um giro na praça e a Casa Rosada ao fundo:

Aqui uma foto bacana com as bandeiras do país:



Bom, até aì tudo bonito, tudo bacana, tudo beleza. Eis que seguimos para o Bairro de La Boca. Aí a coisa ficou bem mais legal. Primeiro, logo de cara, fomos visitar La Bombonera. O guia era torcedor do River Plate e menosprezou ao máximo o Boca, é claro. E o motorista era Boca, entao imaginem que as provocaçoes entre eles foram as mais engraçadas possíveis! Até hino da torcida do Boca o motorista colocou no rádio! rsrs O estádio faz jus ao apelido, é realmente uma caixa de bombons! rs Nao é muito grande, mas dá para se divertir. Claro, fiz um vídeo (e esse especial para o meu pai! rs):

Eu, nas cadeiras do Estádio:

Bom, dali fomos para o "Caminito" - duas vielas que sao o coraçao do bairro de La Boca. Lá onde estao as famosas casas coloridas e onde se encontra o centro artístico e cultural da cidade e também do país. É muito bacana o bairro, porque tem muita gente, muito turista e tudo está na rua para ser visto. Tem quadros expostos, dançarinos de tango se apresentando, tudo em um lugar muito colorido e cheio de vida! Bem bacana. Vejam as fotos:

Bom, galerinha, por hoje é só. Amanha terei mais fotos, pois além do Ano Novo, vou fazer um passeio de barco no Rio Tigre também!
Hasta mañana!

Buenos Aires - dia 1 (fotos)

Fala povo,
Estou cansado! Olha, agora que parei aqui para publicar essas fotos bateu uma canseira. Hoje foi puxado... foi o City Tour e ainda depois andei mais um bocado!
Vamos começar por ontem, que fiquei devendo as fotos. Pois bem, ontem a tarde cheguei, joguei a mala e fui andar. Vi que estava bem no centro histórico de Buenos Aires. Passando pela Avenida 9 de Julho avistei um dos cartoes postais daqui que é o Obelisco:
Esse é o Teatro Colón, um dos principais e mais antigos da cidade. Ele está em restauraçao e por isso nao deu para entrar:
Depois de andar debaixo do sol que estava fazendo ontem, encontrei esse oasis: a sorveteria "El Vesuvio" - a mais tradicional de Buenos Aires, fundada em 1902 e até hoje de pé. Muito bom o sorvete lá, até tirei foto:
Aqui sou eu com uns bonecos de tango que tinha na sorveteria:
Indo em direçao a mais um cartao postal de Buenos Aires (Pça do Congresso) pude sentir um pouco porque Buenos Aires é a capital da Europa na América do Sul... veja esse prédio se nao é a cara de palácio europeu!
Finalmente cheguei ao Congresso Nacional e logo entrando na praça vi um monte de policiais fechando a rua. Pensei que alguém importante ia passar, mas era somente uma manifestaçaozinha da esquerda argentina. Um país suleamericano que se preze tem que ter uma manifestaçao da esquerda nas ruas! rsrs
Aí o Congresso (maior cara de Casa Branca, nao?):
Aqui uma mulher sendo atacada por pombos na Pça do Congresso! rsrs As pessoas ficam na praça tomando sol e vendo o movimento, como antigamente. É engraçado observar que os mais velhos, estao sempre alinhados, até com chapéu e se sentam nos bancos e ficam ali olhando o Congresso como que se recordando do tempo que a Argentina aspirava a ser uma grande naçao! Uma coisa que pude reparar bem é que o povo argentino, principalmente os mais velhos sao muito saudosistas. O tango é uma representaçao desse saudosismo. Hoje a situaçao do país nao é boa e isso é visível nas ruas e no desânimo dos argentinos quando falam em política, economia ou futebol! rsrs
Bom, aì foi meu primeiro tour. Quando estava postando aqui no blog ontem, conheci uma brasileira de Ribeirao Preto (Luciana) que estava aqui com mais 6 amigas e 2 amigos. Aí, voces já viram, brasileiro quando encontra brasileiro só pode dar em.... cerveja e bar rsrsrs:
O bom é que além de ter ido a um bar bem bacana (Las Brujas) no bairro de Palermo ontem, ainda descolei uma entrada VIP com esse pessoal para uma balada de Ano Novo hoje na melhor casa de Buenos Aires. A entrada lá custa 200 Pesos e eu vou entrar de graça!! rsrs
Bom, essas sao as fotos do primeiro dia. Comentem! Abraços

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Buenos Aires - Dia 1

Fala Galerinha, ou melhor... Hola amigos, como están? rsrs

Fiz uma longa viagem até Buenos Aires. Entendi no meio da viagem porque o voo durava tanto... ele fez escala em Curitiba e em Assunción no Paraguai para depois vir para Buenos Aires. Saí as 10h00 do Aeroporto de Guarulhos e cheguei aqui as 15h30. Mas valeu a pena! Pude ver Curitiba de cima (que cidade bonita!) e pude conhecer Assunción, "el capital de nuestros hermanos paraguaios"
Assunción me surpreendeu... negativamente. 90% das ruas da capital do Paraguai sao de terra!! A cidade é igual a qualquer cidadezinha do interior do estado de SP. Impressionante!

Ahh, nao reparem na falta de alguns acentos, mas é que o teclado daqui nao os tem! rsrs

O voo foi tranquilíssimo! Fui sozinho em uma fileira de 3 poltronas até Assunción. Lá sentaram do meu lado uma Paraguaia e seu filho americano. Deu para trocar meia-dúzia de palavras em ingles e espanhol.
Aliás, falando em espanhol, to rasgando o espanhol aqui!! rsrsrs O guia fala um portunhol que ajuda, o hotel também, mas na rua, meus amigos, tem que ser na manha!!

Claro que eu nao iria ficar no hotel hoje o dia todo. Pois bem, cheguei, joguei as malas no apartamento e fui pra rua. Dei umas voltas pelas redondezas do hotel e descobri que estava no grande centro histórico de Buenos Aires. Pra que? Aí que fui andando, andando, andando... Bom, eu gostaria muito de colocar as fotos que tirei hoje, porém acabei de descobrir que o computador que eu estou nao passa as fotos pro PC. Poderei fazer isso só amanha de manha em outro PC!

Mas até que será melhor, porque amanha farei o City Tour e terei fotos de todos os lugares historicos de Buenos Aires, incluindo o magnanimo Estádio La Bombonera do Boca Juniors!! rsrs

Algumas observacoes que já fiz da cidade. As Argentinas realmente sao todas iguais. Nao sao como as brasileiras que existem varios tipos diferentes. Mas, elas sao muito, mas muito elegantes! Todas muito bem vestidas, bem maqueadas, bem penteadas! rsrs
Buenos Aires me lembrou muito Sao Paulo! O transito é bem caótico, chega a ser incrível! Se voces acham o de SP caótico é porque nao conhecem o daqui! O sinal de pedestre abre ao mesmo tempo que o de carros!!!!
Outro ponto que me chamou a atencao: há uma cultura em Buenos Aires de se jogar papel picado pela janela dos escritórios! Isso mesmo! A principal avenida da cidade (que advinhem se chama 9 de Julho!) é repleta de papel picado. E voce passa e chove papel picado. Toda noite o lixeiro passa varrendo para no dia seguinte ter mais papel picado! Doidera nao?

Bom, por hoje é só... agora vou tomar um banho e sair para comer. Aqui os bares abrem as 11h da noite e só comecam a bombar lá pelas 2h da manha!

Abracos e amanha venho com fotos!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Buenos Aires - a viagem

O blog Rotas & Rumos tem o prazer de anunciar a minha mais nova viagem: Buenos Aires!

Passarei o Ano Novo lá e, claro, postarei todos os dias aqui fotos e comentários dessa viagem. Não deixem de acompanhar!

Abraços

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

São Francisco Xavier

Fala galera,

Após um longo e tenebroso inverno de feriados e sem posts aqui no blog Rotas & Rumos, finalmente estou postando.

Infelizmente não tenho viagens novas para mostrar e contar um pouquinho, porém trago uma que ainda não tive a oportunidade de postar. Há 1 ano fui para o distrito de São José dos Campos (minha cidade). Aí você deve estar se perguntando: mas que graça tem visitar um distrito?
Bom, seria sem graça se ele não ficasse há 2 horas do centro de São José. Seria sem graça se ele não ficasse encrustado na Serra da Mantiqueira. Seria sem graça se ele não tivesse lindas paisagens ou não tivesse uma cultura tão peculiar. Esse distrito é São Francisco Xavier.
No meio da viagem (e que viagem longa), enfrentamos dentro de um busão curvas e mais curvas pela estrada. Foram intermináveis curvas durante as 2 longas horas de viagens. Como bem observou meu amigo FH, essa estrada deve ter o maior número de curvas por km quadrado do mundo! rsrs
Curvas a parte, a paisagem é gratificante! A estrada é dividida em 2 partes: uma que vai de São José dos Campos até Monteiro Lobato (ex-distrito de São José) e outra que vai de Monteiro Lobato até São Chico Xavier. Na segunda parte a estrada atravessa a Serra da Mantiqueira e chega a uma altura considerável, revelando verdadeiros abismos e alguns vales pelo caminho:
Chegamos em São Chico no feriado de 15 de Novembro. Ficamos na casa da minha tia. O grande poém é que a casa não tinha absolutamente nada. Essa casa ela alugava e estava vazia. Logo, tivemos que levar colchonetes, travesseiros e, principalmente, comida, muita comida. Mesmo estando em pleno Novembro, pegamos um frio de rachar! São Chico, por estar na Serra já tem o clima bem frio, mas aqueles dias foram realmente gelados. Não tivemos coragem de conhecer as famosas cachoeiras. Quer dizer, eu tive, eles é que não tiveram! rs

Na manhã do dia seguinte fomos tomar café da manhã em uma padaria que era a cara do distrito. Toda rústica e com pingas e cachaças espalhadas por todo o lado davam o seu ar da graça:

Estava acontecendo em São Francisco o Festival das 4 Estações e na noite que estávamos por lá teve um dos melhores espetáculos que já assisti. Eu, como apaixonado por música caipira, não podia ficar encantado com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira.
Aos poucos os violeiros foram chegando, alguns bem simples, outros mais sofisticados. Quando a apresentação começou, a praça encheu de gente e todo mundo ficou animado com os clássicos da música caipira:

Aí estamos nós na platéia (Dannyel animado! rs):

Bom, ainda deu para jogar uma bolinha no terceiro dia contra um "juntado" de São Francisco, expeimentar a culinária típica da região e provar o "cardo de cana" que um senhor muito simpático vendia.

Esta é uma viagem que recomendo com certeza, principalmente para quem está sem programa para um feriado. Para quem é do Vale, Sul de Minas ou São Paulo não fica muito longe e vale a pena a viagem.

Vou nessa, e deixo aqui uma imagem típica de São Francisco Xavier: os cumpadres proseando na praça!