domingo, 22 de fevereiro de 2009

São José do Barreiro - Belezas Naturais

Em continuidade sobre minha visita a São José do Barreiro, posto aqui no blog Rotas & Rumos o meu segundo dia de viagem. No domingo, fiz o passeio pela Serra da Bocaina, passando por cachoeiras, trilhas e indo até um dos picos mais altos da serra.
Encontrei com o guia Armênio ainda na pousada que me levou de Fusca até o alto da serra. A estrada toda de terra estava em bom estado, com alguns trechos mais difíceis por causa das chuvas que caíram nos dias anteriores:
Subindo a serra, paramos no primeiro mirante, daonde dava vista para toda a Represa do Funil. Lá de cima dava para ver o rio e parte da represa. Uma vista muito bonita!Após mais de 1 hora de subida, o clima foi esfriando e a neblina aparecendo. Impressionante como a paisagem é bem diferente lá em cima do que vi no pé da serra. A vegetação era típica de lugares mais frios, com pinheiros e vegetação mais rasteira, enquanto lá embaixo tínhamos uma mata Atlântica mais predominante. aqui o ponto mais alto da estrada, marcando 1640 metros de altitude: Depois disso foi só descida. A estrada já era bem diferente e estava mais conservada. Fomos em direção ao Parque Nacional da Serra da Bocaina: Dali seguimos a pé pela famosa Trilha do Ouro. Na ápoca das minas de ouro, quando o Brasil ainda era Colônia, muitos dos viajantes, tropeiros e mineiros utilizavam essa trilha para chegar ao porto de Paraty, onde a produção era escoada. Muitas histórias de ataques indígenas, roubos e fugas de negros estão vivas ainda na memória e na história dessa trilha tão importante. O cenário é de filme de época, pois a trilha ainda se encontra em ótimo estado de conservação:Após uns vinte minutos de caminhada, chegamos à cachoeira de Santo Isidro. Pela trilha o acesso é feito pela parte de cima da cachoeira, para depois descermos uma imensa escadaria até chegar à base dela. Aqui eu atravessando uma ponte de madeira:Aqui a parte de cima da cachoeira:Uma vista privilegiada do poço que se forma na base da cachoeira. Foto tirada de cima da cachoeira de Santo Isidro: Aqui finalmente, após a imensa escadaria, a cachoeira de Santo Isidro. Sim, eu entrei na cachoeira e estava muito, mas muito gelada! rsrsImpressionante como uma entrada de uns 10 minutos das águas frias da Serra da Bocaina deram uma revitalizada tremenda. Valeu mais do que qualquer noite de sono bem dormida!
Na volta da trilha, paramos para conhecer outra cachoeira, a do Paredão:
Aqui a pequena trilha para chegar nessa cachoeira. O caminho parecia com o cenário do Jurassic Park:E por fim, paramos na rampa de onde o pessoal salta de para-quedas e paraglider. Nesse dia só tinha nuvens, parecia que estava no céu. Uma pena, por que pelos raros momentos que as nuvens deram uma trégua, deu para ver que a paisagem era fantástica. Mas valeu pelo friozinho lá de cima e pela sensação de estar lá no alto:
É isso aí galerinha! Fico aqui mais uma vez e, em breve trarei mais fotos e fatos da minha próxima viagem! Abraços