segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

São José do Barreiro - Belezas Históricas

Fala pessoal,

Estive neste final de semana em São José do Barreiro, no alto do Vale do Paraíba, região mais conhecida como Vale Histórico. Saí na 6ª feira à noite (23/01), passei pelas cidades que margeiam a Dutra até Cachoeira Paulista, onde o ônibus entrou pela estrada velha Rio-São Paulo e seguiu sentido Bananal. Por essa estrada passei por Silveiras e Areias (com direito a uma parada de 10 min.), antes de chegar em São José do Barreiro. Todas as cidades da região possuem um conjunto arquitetônico fantástico, fazendo com que o turista, como eu, se sinta em meados do século 19. Chegando em São José do Barreiro, fui direto para a Pousada da Márcia, onde fiquei hospedado os 2 dias. Uma pousadinha simples, porém muito aconchegante, limpa, segura e organizada. Aqui um detalhe da porta da pousada: No sábado pela manhã fui rodar a cidade para conhecer e ver os casarões e as ruas de Barreiro. O primeiro lugar que visitei foi a Igreja Matriz:Andando pelas ruas vi muitos casarões datados do século 19, a época de ouro do café. Foi graças ao cultivo do café que a região do Vale do Paraíba, principalmente do Vale Histórico viu seu apogeu. Os maiores fazendeiros do país viveram nesta região, primeiro com seus escravos e depois, já no declínio do café no Vale do Paraíba, com os imigrantes. Bananal, por exemplo, chegou a ser a cidade mais rica do país durante o Reinado de D. Pedro II e o início da República. Hoje possui 10 mil habitantes.
Esta é a atual Câmara dos Vereadores. O prédio foi construído em 1879 e segue a arquitetura da época:
Depois que dei umas voltas no centro da cidade, segui a Rota da Fazenda Pau D'Alho, uma das mais famosas fazendas do Vale Histórico por ter abrigado D. Pedro I quando ele se dirigia à São Paulo para proclamar a Independência do Brasil.
Aqui o portal da cidade:
Depois de uma caminhada de 3km, cheguei a Fazenda Pau D'Alho:
Aqui um detalhe da sala de jantar:
Apesar do casarão principal estar vazio, sem muitos dos móveis originais, ainda restam alguns como esta escrivaninha da época:No meio da sala principal havia este quadro de D. Pedro I, infelizmente com a face danificada:Aqui detalhe da entrada principal com suas grandes janelas:Na saída do casarão, fui em direção ao que servia na época como depósito de sacas de café e no porão onde se torturavam os escravos:Depois segui para onde os escravos dormiam, localizado na parte mais alta da fazenda (uma peculiaridade):Lá do alto, tirei uma bela foto de toda a Fazenda Pau D'Alho, com as belas montanhas de fundo:Bom, saindo da Fazenda, no caminho de volta (3km!) encontrei esta placa de "Vende-se". Algo me chamou a atenção e cheguei mais próximo para dar uma lida: rsrsDepois de comer um Sr. Almoço caipira com direito a tudo que você imaginar, fui visitar outra fazenda: São Francisco. Eu tinha achado que a caminhada da manhã tinha sido razoável, mas quando cheguei na Fazenda São Francisco fiquei sabendo que tinha caminhado 6km para chegar até lá!! A paisagem era tão bonita que nem reparei o tamanho do caminho!
Aqui a entrada principal da Fazenda que foi construída em 1813 pela mesma pessoa que, mais tarde, doou as terras para a construção da Pau D'Alho.
Logo na chegada, encontrei com outro grupo de turistas, inclusive de Historiadores, que acabavam de conhecer a fazenda. Ali, conheci a Eliana e o Walton, os responsáveis por restaurar e manter a fazenda e suas construções de quase 200 anos de pé até hoje. Fiquei impressionado com o trabalho deles e com a dedicação que os dois têm pela história que o patrimônio do Vale Histórico guarda.

A Dona Eliana foi minha guia pelo casario. Começamos pelo antigo porão, onde hoje foi aproveitado para expor algumas peças da época, fotos, relíquias, etc. Aqui algumas máquinas de moer café, farinha:
Uma estante com louças, pequenos frascos de perfume e em cima uma sopeira inglesa:Esta a peça que mais me chamou a atenção. Este é um oratório da época da Fazenda São Francisco, provavelmente um oratório católico. Porém repare que na parte de cima, dentro do oratório se encontra o símbolo da Maçonaria! Na época do Império, qualquer organização secreta, incluindo a Maçonaria fora proibida, por isso, que os proprietários deste oratório "esconderam" suas preferências em um oratório aparentemente simples:Ao entrar no casarão me supreendi com a altura do pé-direito. As paredes e portas eram enormes. Na sala principal, encontramos vários quadros de diversas épocas e artistas e um piano que já foi utilizado por Euclides da Cunha:Aqui um detalhe da janela e da vista frontal da casa:A sala de jantar com mobílias da própria fazenda e louças e pratas de outras localidades. na foto o Seu Walton e Eliana:No quarto principal, em cima da cama quase bicentenária, uma tapeçaria italiana muito bonita:
Este casarão realmente é muito bonito e uma aula de História para qualquer um, principalmente para mim! Após a visita, sentamos na mesa da sala e ao sabor de um bolinho quente e um suco de maracujá, conversei com os dois por mais de 1 hora. Foi uma conversa muito boa, onde pude aprender mais ainda sobre a história do café no Vale e saber que pessoas ilustres como Thereza e Tom Maia estiveram ali também. Infelizmente a noite já se aproximava e eu tive que ir embora.
À noite, apesar de estar bem cansado, ainda pude aproveitar a festa que estava tendo na cidade e dar uma conferida na Folia de Reis que acontecia em uma casa mais distante, graças à Janete, barreirense que conheci no Bingo da igreja e me apresentou a cidade pelo ponto de vista de quem mora lá. Falando em bingo, por um número eu não levei um bezerro para minha cidade! Isso mesmo: um bezerro! rsrs
Bom, no sábado foi esse o passeio. Amanhã postarei aqui o domingo, quando visitei a Serra da Bocaina e pude apreciar uma das paisagens mais bonitas que já vi. Não percam!

Abraços.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Buenos Aires - Comentários e Observações

Caros amigos e amigas,

Como prometido, posto aqui no Rotas & Rumos minhas obsevações sobre a Argentina e sobre Buenos Aires, afinal este é um blog de viagem e estava faltando algumas informações a mais desta viagem. Vamos lá:

A CIDADE

Buenos Aires se parece muito com São Paulo em termos de arquitetura e trânsito. Andando pelo centro histórico, às vezes você tem a impressão de estar na região central da capital paulistana, ali no Vale do Anhangabaú, Viaduto do Chá, etc. A diferença é que eles possuem avenidas muito largas, onde a vazão de veículos é muito maior. Enquanto os paulistanos se gabam com a 23 de Maio com suas 3 faixas, os argentinos possuem a 9 de Julho com suas 6 faixas de cada lado.
Muitos bordéis são encontrados pela capital portenha, praticamente um em cada quarteirão. Os telefones públicos são lotados de papeizinhos de garotas de programa.
As ruas são bem limpas, porém há uma certa "tradição" de jogar papel picado das janelas dos edifícios de escritórios, principalmente no fim de ano. Então caminhando na rua, você encontra extratos de banco, documentos rasgados, etc.
Há bairros mais afastados como Palermo e San Isidro que são de alto-padrão. As casas são verdadeiras mansões, com jardins imensos, algumas até com bosques e muitas boutiques de marca. Nada além do Jardins em São Paulo.
A cidade possui muitos parques, não tão bonitos na minha opinião. Eles são grandes, mas não passam de praças grandes. O gramado e as plantas não são tão bem cuidadas como em algumas cidades no Brasil, como Curitiba, por exemplo. Nós temos uma visão de paisagismo melhor que a deles. Nos dias ensolarados, a galera vai aos parques e tomam sol de biquini!! Uma beleza! rsrs

TRÂNSITO

O trânsito é meio caótico! Nos dias de Ano Novo, ninguém conseguia andar na cidade. Mesmo as ruas e avenidas sendo largas, elas possuem 2 ou 3 faixas somente e você que se vire nelas. Apesar da aparência caótica não vi uma batida. O sistema de ônibus parece ser razoável, porém os veículos são bem velhos e sujos. O táxi é muito barato e por isso muito gente prefere utilizá-lo para pequenas distâncias do que o busão. Os taxistas já não são tão bons quanto o preço. Existem muitos picaretas e principalmente nos dias de Ano Novo, muitos cobravam qualquer valor, sem medir no taxímetro. Quando eles percebem que você não sabe o caminho, dão voltas e mais voltas para que a viagem custe mais cara. O metrô (ou subte) é muito bom. Cobre quase toda Buenos Aires e custa menos de um Peso.

PESSOAS

Os Argentinos, ou melhor os Porteños (nascidos em Buenos Aires), são mais reservados do que os brasileiros. Isso já era de se esperar! rsrs Eles são pessoas simpáticas até o momento que não seja mais do interesse deles serem simpáticos. A grande maioria não possui muita paciência para explicar direções, locais ou alguma frase que você não entendeu. Na verdade, há um certo preconceito contra brasileiros enrustido em cada argentino, porém este preconceito não os levam a maltratar ninguém. Claro, toda regra há sua excessão... conheci argentinos bacanas, pacientes e sem preconceito também!
As argentinas são muito bonitas e elegantes. Parecem que saíram todas da mesma forma, pois a grande maioria possui cabelo liso ou ondulado, castanho, a pele clara, olhos verdes ou azuis e nariz característico. O nariz não é grande, mas é bem caracterísco! rsrs Todas se vestem muito bem, sejam jovens ou mais velhas.
Os argentinos eu não observei! rsrs
O povo, em geral, vive num clima de desânimo quanto ao país. Os mais velhos, ao som do tango, vivem em eterna nostalgia de um tempo de Evita onde a Argentina aspirava a uma grande potência, lutava contra a Inglaterra e se impunha na América do Sul. Os mais novos buscam sair do país para estudar fora e quem sabe até fazer carreira por lá, principalmente para Espanha e EUA. Eles não estão muito preocupados com o futuro do país, pois muitos já largaram mão de que haverá melhoria. Por parte, é cabível esse desânimo: eles estão há mais de 20 anos com governos corruptos e que em nada melhoraram a economia e qualidade de vida do país.
Uma outra coisa que notei é a quantidade de Bolivianos e Paraguaios nas ruas portenhas. Muitos trabalham informalmente vendendo lembrancinhas para turistas nos calçadões de Buenos Aires. Como a vida nesses países é mais difícil, muitos deles tentam a vida na Argentina.
Outro ponto que notei: há alguns mendigos nas ruas, como aqui. Porém nenhum deles fica pedindo dinheiro. Não vi nenhum pedinte. O guia me explicou que muitos deles, de dia, ficam nas ruas catando papelão e latas para vender às cooperativas do governo que pagam muito bem. A noite eles vão para os abrigos tomarem a famosa sopa e dormirem. isso sim que é dignidade!

BRASIL X ARGENTINA

Hoje a rivalidade está muito mais no futebol do que em outros campos. Eles gostam muito de dizer que o Maradona é "o maior e melhor jogador de futebol do mundo" para os brasileiros, mas é difícil algum argentino dizer que a Seleção deles é melhor do que a nossa. Muitos também estão desanimados quanto à Seleção do país, que desde Maradona não ganha nada! Outros esportes têm surgido no país como o Rugby e o Pólo, por exemplo. E nisso eles são muito bons. Porém estes esportes ainda não são muito populares.
Em relação a outros pontos, os argentinos mais velhos teimam em dar o braço a torcer e dizer que o Brasil, hoje, está em situação melhor economicamente e de influência na América do Sul e no mundo. Os mais jovens, já pensam diferente e muitos, inclusive, pensam em vir p/ o Brasil.
O engraçado é que eles não incluem em lugar nenhum o Brasil na América Latina. Nem nas TVs, nem nos jornais e nem nas conversas. Para eles a América Latina é composta somente pelos países que falam língua espanhola. Bom, vendo por este lado, eles são a "potência" da América Latina, junto com o México e agora o Chile! rsrs

CULTURA

A cultura argentina é muito bonita. Muitos dizem que se assemelham à européia, mas eu contesto. Ela possui mais traços da cultura européia do que a nossa: fato! Porém ela é bem específica com seus tangos, milongas e artistas plásticos. O tango é fenomenal! Não só o ritmo, a melodia, mas a forma da dançar são um atrativo à parte. Muitos dos tangos contam partes da história da Argentina e do povo argentino, com uma forma de dançar expressiva e um ritmo que varia entre o melodrama e o frenético. A milonga veio do tango, porém tem um ritmo muito mais "caliente". Como eles mesmos dizem, a milonga é o tango dos pobres. As roupas são menos sofisticadas, mais curtas, o ritmo é mais alegre e simples e a dança é muito, mais muito mais agitada.
Os argentinos valorizam muito os artistas plásticos, principalmente pintores e artesãos. Os quadros de pintores argentinos são muito bonitos e seguem a escola clássica européia. Nisso, eu concordo que eles copiam a Europa! rs

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com certeza recomendo uma viagem à Buenos Aires! Vale a pena conhecer uma das maiores capitais das Américas e ver as inúmeras Buenos Aires que existem dentro de uma só Buenos Aires. Recomendo fazer alguns passeios como do Delta do Tigre, ou pegar o Trem que vai até algumas cidades mais distantes e bucólicas do interior da Argentina. Acredito que 3 a 4 dias seja o suficiente para conhecer os principais pontos da cidade e desfrutar de um bom café, um bom tango e de um bom bife de Chorizo! Se tiverem mais tempo, vale a pena incluir no passeio uma ida até Bariloche ou estender até Santiago, no Chile também.

Bom, é isso!

Ahora yo me voy!
Hasta la vista!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Buenos Aires - dia 5

Fala pessoal,

Este é o último post da minha viagem para Buenos Aires. Finalmente postado! Sabe como é volta de feriado e de viagem, tudo resolve acontecer e um monte de pepino para resolver aparece! rs
Mas vamos lá. Nesse último dia, que foi num sábado, dia 03, fui ao tradicionalíssimo bairro da Recoleta. Este é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires e onde se encontram grandes monumentos e prédios históricos da cidade.
Fui direto à "Plazzia Francia", onde estão localizados os cafés, a Igreja da Recoleta e o cemitério da Recoleta. O bairro tem este nome, pois ali foi o local onde se instalaram e viveram por muito tempo os monges Recoletos, daí o nome.
A grande Praça Francia é muito bonita e muito arborizada. Aí uma foto da praça com a igreja ao fundo:
Aqui algumas cabines de telefone “a la cabines inglesas” (detalhe para a pose da tiazinha):

Entrando na igreja, me surpreendi mais uma vez. Esta se trata de uma das mais antigas igrejas da Argentina e veja a sutileza dos detalhes e a pomposidade com que foi construída:

Por ser muito antiga e por ter sido construída e mantida por monges, ela tem um estilo bem diferente. Existem muitas imagens, como de costume, porém estas imagens de santos, anjos, etc seguem menos aquele estilo clássico da maioria das igrejas. São imagens fortes, com expressões pesadas que passam até um ar sombrio:
Veja esta imagem inédita de Jesus. Nunca tinha visto Jesus cansado! Nos dias de hoje ele deve estar assim mesmo. rsrs:
De repente, quando estava vendo um dos mini-altares, eis que vejo uma portinha que dava acesso à lateral da igreja. Resolvi entrar, claro! E ali funcionava uma espécie de museu com relíquias encontradas durante a restauração da igreja. Ao restaurar uma das paredes, os especialistas encontraram uma “parede oca” e a quebraram. Descobriram ali uma passagem secreta que dava para alguns aposentos. Os estudiosos dizem que quando os monges foram perseguidos na Argentina, eles guardaram todas as relíquias produzidas nestes cômodos e fecharam a parede para que ninguém mais as encontrasse.
Como não poderia deixar de conferir, resolvi pagar para entrar e ver. Isso mesmo, pagar. Paguei três Pesos para subir algumas escadas e ver as relíquias. Na Argentina tudo paga!
O lugar era sinistro, escadas estreitas, portas pequenas e acessos e mais acessos, transformando o lugar num labirinto. Tirei muitas fotos, mas para facilitar para vocês e para que vocês sintam o clima, eu fiz um vídeo começando do cômodo lá de cima e descendo até o térreo da igreja. Reparem nas feições das imagens:

Pois bem, após sair da igreja, fui logo ao principal motivo da minha visita ao bairro da Recoleta: o cemitério. rsrs Isso mesmo! Muitos podem achar estranho, mas quem gosta de história como eu, os cemitérios são um prato cheio, ainda mais se for como o cemitério da Recoleta, cheio de mausoléus datados do século 19.
Aqui a entrada do cemitério:
Aqui o corredor principal do cemitério:
Aqui algumas fotos dos mausoléus que mais me chamaram a atenção. Apesar do caráter fúnebre, são verdadeiras obras de arte. Reparem nas estátuas que parecem verdadeiras.

Algumas me causaram espanto, principalmente esta que tinha uma quantidade de significados que extrapolavam minha compreensão. Em cima um anjo enforcando uma espécie de minotauro-mulher. Embaixo o falecido deitado com duas estátuas bem sinistras olhando para ele.
Aqui um mausoléus para os “heróis” da Guerra do Paraguai, que aliás eles dão muito maior importância do que nós, apesar de nós brasileiros terem sido os grandes vitoriosos desta batalha: E aqui um detalhe curioso. Diferente do Brasil, os caixões ficam expostos dentro dos mausoléus na Argentina. Eles não guardam em gavetas ou enterrados debaixo da terra. Ficam assim, para quem quiser ver! rsrs Veja que esse o finado foi dar uma voltinha e esqueceu a tampa! Rsrs
Para não terminar com uma imagem destas, coloco aqui duas imagens. A primeira é de um mausoléu com a porta entre-aberta te convidando a entrer. E aí topa? rsrs:
A segunda é da minha cara no final do passeio rsrs:Depois do cemitério, ainda dei uma bela passada de 2h pelo Museu Nacional de Belas Artes, tipo uma Pinacoteca tamanho gigante. Eu ainda fui rápido e levei 2h! Muito bonita e muito bem organizada. Tinha obras de artistas argentinos e de outros da Am. Latina. Claro que não tinha nenhuma de brasileiro, porque para eles o Brasil não faz parte da Am. Latina. Aí só o museu por fora, porque por dentro não podia tirar fotos:Pessoal, por hoje é isso. Ainda vou publicar o último post desta viagem à “capital del pais de nuestros hermanos” colocando minhas considerações, comentários, observações e análises sobre tudo que vi e presenciei aqui, afinal esse é um blog e não um fotoblog! rsrs Aguardem, que em breve estará aqui!

Abraços,

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Buenos Aires - dia 4 (Tango)

Fala pessoal,
Já estou de volta à nossa querida e amada terra chamada Brasil. Peguei o vôo ontem das 15h30 lá em Buenos Aires e cheguei em Guarulhos só às 21h00!! Quase morri de tanto pouso e decolagem. Ele parou em Assunción no Paraguai e em Curitiba. Minha cabeça estava explodindo de dor por causa dessa pressurização do avião. Mas cheguei bem!

Mas vamos ao que interessa. Fiquei devendo as fotos do Tango e do meu último dia de viagem. Pois vem, vamos começar com o Tango que foi na noite do 4º dia de viagem. Vou dedicar um post só para ele, porque foi de longe o melhor passeio e foi muito bonito!

Fui na Casa de Tango Carlos Gardel. É uma das mais tradicionais da Argentina e possui um espetáculo mais tradicional, com um tango mais "raíz" do que as demais. Por isso escolhi essa! Carlos Gardel foi o maior cantor e compositor de Tango da Argentina, compondo algumas canções clássicas que foram temas de inúmeros filmes, algumas vocês vão reconhecer aqui.

O lugar é maravilhoso! As casa de Tango são sempre em lugares que mais parecem aqueles teatros antigos que tem o palco na frente e a platéia em vários pavilhões. Veja uma foto do lugar:
Aí eles servem um belíssimo jantar com direito a entrada, prato principal e sobremesa, sem faltar um formidável vinho argentino, que aliás eu me esbaldei no vinho, dificultando minha volta para o hotel! rsrs Aí eu tomando uma das primeiras taças de vinho! rsrsDe entrada pedi uma empanada de carne (clássico argentino), de prato principal um talharim a um molho estranho, mas estava bom e de sobremesa sorvete (ou helato como eles chamam) com uma calda de framboesa!!
Depois desse jantar, começaram as apresentações. Uma apresentação mais bonita que a outra, de todos os tipos, das mais animadas às mais tranquilas, com várias pessoas ou só o casal.

Apresentaram também só o cantor e a cantora de tango e teve até uma apresentação só da banda.
Aqui alguns dançarinos antes de entrarem no palco. Olhem as figuras!
Vejam alguns vídeos que fiz para vocês terem noção da dificuldade que é dançar tango. Eu, nem que fizesse 10 anos de tango, saberia dançar! rs Esse é um dos tangos mais conhecidos do Carlos Gardel:


Bom, foi esse o espetáculo, algo que vale muito a pena cada centavo de Peso pago, pois é um espetáculo muito bonito! Por fim, deixo uma foto que tirei que ficou bem bacana:
Abraços!