domingo, 27 de julho de 2008

Revelando Vale do Paraíba

Fala galera,
Eu e meu amigo Dannyel fizemos uma visita ao Revelando Vale do Paraíba há algumas semanas atrás que aconteceu em São José dos Campos. Claro que não poderia deixar de publicar aqui no Rotas & Rumos.
Um dos melhores eventos de propagação da cultura regional deste país é organizado em 7 diferentes regiões do Estado de São Paulo, sendo a do Vale do Paraíba, da região da Alto Mogiana, Vale do Ribeira, Grande SP, região de Bauru, Litoral e região Bragantina, todos organizados pela Abaçaí Cultura e Arte.
Na edição do Revelando Vale do Paraíba, durante uma semana são organizados shows, apresentações de grupos folclóricos, desfiles de carros de boi, procissões, grupos de catiras, moçambiques... Isso sem contar nas inúmeras barracas de comidas típicas e de artesanato. O mais interessante é que cada cidade está representada através de sua culinária e de seu artesanato, divulgando obras perfeitas de artistas até então desconhecidos. Encontramos todo o tipo de artesanato, desde simples bonecas de pano e de palha feitas a mão, até representações em barro de cenas típicas do nosso Vale do Paraíba, sem esquecer, é claro, de obras feitas na madeira como grandes carros de boi e santos padroeiros das mais diversas cidades. Algumas peças chegam a impressionar pela beleza e sutileza nos detalhes.

Como não poderia faltar em um evento como este, foi montada uma capela com a imagem de Nossa Senhora Aparecida - padroeira do Brasil e de muitos tropeiros, cavaleiros e andantes do Vale do Paraíba. Senhores de chapéu e suas mulheres, crianças e pessoas de todas as idades entravam e saíam da capela a todo momento, provando mais uma vez que a religiosidade é o ponto alto da cultura valeparaibana.Outras manifestações culturais, religiosas ou profanas, também figuraram durante o evento. A chegada dos grupos de moçambiques e congadas foi uma das grandes atrações da festa. Representando as mais diversas cidades, estes grupos liderados pelos guardiões da cultura regional eram formados ainda por crianças e pessoas bem simples que têm nessa expressão cultural um legado passado de pai para filho. Foi bonito ver o entrosaento dos grupos, a animação e a beleza simples das roupas e enfeites.
Atrás dos grupos folclóricos, chegaram os carros de boi que traziam os santos padroeiros das mais diversas cidades. No dia que fomos, estavam presentes São Benedito, Santo Antônio entre outros. Os carros passavam e as pessoas aplaudiam a chegada do santo.Claro que não posso deixar de contar o principal da festa que foram as comidas típicas. Como no ano passado, chegamos cedo para tomarmos um cafezinho preto na caneca de ferro esmaltada (que de acordo com o Dannyel faz com que o café nunca pare de sair fumaça) com uma delicosa broa de milho. Desta vez fomos na barraca de Redenção da Serra. Na hora do almoço foi difícil escolher dentre tantas opções entre galinhadas, feijão tropeiro, afogado, vaca atolada, costelinha de porco e por aí em diante... Acabei ficando com a galinhada famosa de Guararema e um suco de uva da cidade de São Roque. Apesar de ter ficado 40 minutos na fila, valeu a pena a escolha que fiz.
Depois do almoço, não sei se foi a galinhada ou a pinga "Marvada Neide" que tomei com um pão com lingüiça que me deram um tremendo sono. Fiquei estirado na grama do Parque da Cidade até minhas energias voltarem. Pensando bem, acho que foi o efeito tardio da "Marvada Neide" que fez isso comigo.
Abraços e vou pegando meu Rumo...

sábado, 12 de julho de 2008

São João de Caçapava

Olá amigos viajantes!

Esta foi uma semana empolgante. Comecei a planejar o que será a grande viagem da minha vida! Em breve poderei contar aqui no blog ROTAS & RUMOS todos os detalhes desta aventura!

Bom, estive há algumas semanas visitando a cidade vizinha à minha e conhecendo a melhor Festa Junina que já fui. Em Caçapava, aconteceu a Festa de São João de Caçapava entre os dias 24 e 29 de Junho - dia de São João e São Pedro, respectivamente.
É engraçado como procuramos lugares distantes para conhecer e não conhecemos os lugares mais próximos. Nunca esperava encontrar uma Festa Junina tão tradicional e tão bem organizada quanto a Festa de São João de Caçapava! Encontrei todos os ingredientes de uma típica Quermesse, desde as barracas típicas e a culinária caipira até o famoso pau-de-sebo.
Ao entrar na Festa, o que chama a atenção logo de cara são as inúmeras bandeirolas penduradas em um mastro central (veja foto).
Rodeando todo o espaço central da festa, estavam inúmeras barracas de entidades sociais servindo todo o variado cardápio típico deste tipo de festa. Encontrei o famoso Bolinho Caipira (típico do Vale do Paraíba), o Bolinho de Caçapava, Quentão, Vinho Quente, Pastel de farinha de milho, doces diversos, espetinhos variados, milho-verde, maçã do amor e por aí vai! Comi de tudo um pouco, afinal essa é uma parte importante de uma festa!

Ao lado do palco tinha uma grande fogueira que foi acesa no sábado e no domingo somente. Logo na frente da fogueira, tinha o pau-de-sebo com uma prenda de R$ 2 mil no topo. Estive lá na sexta e no domingo e só conseguiram pegar o prêmio quase no fim da festa no último dia. A cada tentativa o povo vibrava! O prêmio acabou saindo para um grupo que chegou a passar a mão, mas não tirar o papel do alto do pau-de-sebo, devido a quantidade de sebo nas mãos do último componente! Mas aí entrou o prefeito em ação. Como uma boa Festa Junina de interior, o Prefeito tem que estar presente. Ele concedeu o prêmio aos garotos e foi aclamado pelas quase 10 mil pessoas presentes.
Uma das coisas que mais me encantaram nesta festa, foi a preocupação e o comprometimento dos organizadores com a tradição e a cultura. Desde a decoração até a escolha dos shows foi milimetricamente escolhidos. Existia um concurso de barracas para ser escolhida e premiada a barraca mais bonita. Todas possuíam enfeites tradicionais e uma, em especial, me chamou a atenção: foi a barraca da Secretaria de Cultura onde estavam expostos trabalhos de artesãos e artistas da cidade:

Mas o melhor estava por vir. Os shows eram o ponto alto da festa. Artistas consagrados e violeiros iniciantes passavam pelo mesmo palco animando a platéia. Passaram pela Festa de São João de Caçapava cantores como o tropeiro e violeiro Zé Mira, a apresentadora e madrinha dos violeiros Inezita Barroso, o cantor Renato Teixeira e no domingo para fechar a festa o sanfoneiro mais conhecido deste país: Dominguinhos! Pude comparecer nos shows de Renato Teixeira e Dominguinhos e digo que valeu cada minuto. Poder assistir a esses shows, numa festa junina tão bonita, comendo bolinho caipira, num frio cortante realmente não tem preço!E para quem acha que para entrar nesta festa eu paguei algo absurdo está enganado. A festa era de graça! Tudo custeado pela Prefeitura de Caçapava.
Aí fica a dica, ano que vem nesta época do ano já reservem na agenda pelo menos 2 dias para conhecer a Festa de São João de Caçapava, porque vale muito a pena.

Abraços e até o próximo Rumo!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Coração da Serra da Mantiqueira

Como primeira viagem postada aqui no Rotas & Rumos, trago para vocês um pequeno passeio que fiz ao estilo "bate-e-volta" há mais ou menos um mês atrás.
Sempre passei por São Bento do Sapucaí quando seguia meu rumo para Paraisópolis - MG, cidade onde moram tias e primos do meu pai. Nunca tive o privilégio de ter entrado em São Bento.
São Bento fica na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais. Pela estrada que liga o Vale do Paraíba à Minas, a cidade fica em uma posição curiosa, causando confusão na grande maioria dos visitantes. Ao passar a divisa entre o Estado de SP com Minas, o viajante tem a certeza de estar entrando de vez no Estado mineiro. Porém, poucos quilômetros à frente, eis que surge outra placa informando que estamos novamente em São Paulo e mais especificamente em São Bento. No mapa fica mais claro esta particularidade.

A Estância Climática de São Bento, com seus 10.500 habitantes, faz parte do concorrido Circuito de Inverno da Mantiqueira, junto com cidades mais conhecidas pelos turistas como Campos do Jordão e Sto. Antônio do Pinhal. O clima frio da serra, faz com que a cidade seja disputada por turistas das mais diversas cidades e com os mais diversos perfis, desde o que busca descanso até o aventureiro. Aliás, este sempre foi o ponto alto de São Bento: o turismo de aventura. Por ter em seu território a Pedra do Baú, a cidade sempre foi rota de aventureiros e trilheiros de plantão. Pessoas em busca de escadalas ígremes ou apenas de uma boa caminhada em um clima agradável passaram pela Pedra. Hoje, a cidade diversificou seu turismo atraindo também pessoas interessadas na cultura, nas festas tradicionais e principalmente na culinária do município - como eu!

Minha passagem por São Bento foi rápida. Fiquei por lá apenas por algumas horas e segui viagem para a minha conhecida Paraisópolis, mas foi o suficiente para simpatizar com a cidade.
Logo de cara, encontrei um restaurante que também é um Espaço Cultural onde tinha na porta de entrada, ninguém mais do que Mazzaropi (ou uma réplica dele). Eu como legítimo fã do grande cineasta que foi Amácio Mazzaropi, não pude de tirar uma foto:

Depois, estacionamos o carro na praça principal da cidade e fomos "bater-perna". Aliás a melhor forma de conhecer um local. Era feriado de Corpus Christi e como toda cidade do interior, a tradição dos tapetes de pó de serragem não poderia faltar. O detalhe dos tapetes de São Bento é que eles realmente são enormes e quase passam pela cidade inteira. Isso faz com que toda a população participe da confecção e da procissão no final da tarde.

Fomos seguindo o tapete até chegar na Igreja Matriz de São Benedito. Excelente! Igreja toda restaurada em suas formas originais, pinturas grandiosas no teto, nas paredes e um altar digno de igreja mineira. Por alguns instantes me senti nas grandes igrejas que visitei no Rio Grande do Sul ou nas barrocas do triângulo mineiro, claro com suas devidas proporções.
Nesta hora, a fome já batia forte. Aliás, nossa passagem por São Bento foi proposital para almoçar ali. Fomos, através de indicação, para um restaurante que, com certeza, foi a grande surpresa da viagem. Em uma cidade pequena como São Bento, jamais ia esperar encontrar um restaurante tão bom e tão bem montado como o que nós fomos. Tudo foi milimetricamente pensado. Isso sem falar na comida! Com certeza uma das melhores comidas caipiras (ou caseiras como queiram) que já comi! E o esquema de pague R$ 13 e coma a vontade, com direito a sobremesa de graça, com certeza eu acabei causando prejuízo ao restaurante. Provavelmente se vocês forem lá agora o dono deve ter tirado essa promoção! rsrs Mas fica aí a dica, o restaurante se chama Taipa e fica em uma das travessas próximas à Igreja Matriz.

Bom, depois de estarmos todos neste estado lamentável
Resolvemos pegar nosso Rumo e seguir nossa Rota para Paraíso.
Mas essa é outra história...

INAUGURAÇÃO DO BLOG

INAUGURAÇÃO DO BLOG DE VIAGEM
ROTAS & RUMOS.

Este é um Blog onde contarei minhas viagens, desde as para cidades vizinhas até viagens para outros estados, países e continentes! A intenção é utilizar este espaço como fonte de informações e de troca de experiências entre todos os viajantes, mochileiros e "passeadores" deste Brasil.

Divirtam-se!